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O que é o Plano Ciclável da Câmara Municipal

MENSAGEM CIDADÃ | Contributo para a Ciclovia do Eixo Alto de S. João – Cidral

Por Coimbr'a'Pedal

Partilha

Fotografia: Filipa Queiroz

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O que é o Plano Ciclável da Câmara Municipal

Partilhamos o contributo que enviámos à Câmara Municipal de Coimbra (CMC) para a discussão pública do estudo prévio da ciclovia entre o Alto de S. João e Cidral. Disponibilizamos também a memória descritiva do projecto.

Saudamos mais uma vez a intenção e compromisso da CMC em promover a utilização da bicicleta como modo de transporte, com o objectivo de melhorar a segurança e qualidade do espaço público, reduzindo a dependência e utilização excessiva do automóvel particular no município, com expressiva incidência na área urbana. 

Contributos gerais

1.Desafiamos a CMC a trazer à discussão pública os planos mais ambiciosos, com destaque para a redução de vias automóveis neste eixo e que permita construir ciclovias unidirecionais, mais largas e com melhor segregação dos peões;

2.Assinalamos que, sendo o objetivo explícito reduzir o trânsito de atravessamento na Estrada da Beira e empurrar esse tráfego para a Av. Fernando Namora, é importante limitar a ligação à Av. Mendes Silva, introduzindo vias reservadas a transporte público num ou em ambos os sentidos;

3.Registamos a nossa proposta de ciclovias e passeios contínuos nas intersecções, especialmente nas que já estão planeadas como intersecções elevadas ao nível do passeio;

4.Assinalamos o facto da largura das ciclovias ser muito inferior à recomendação do IMT num eixo que se quer estruturante: entre 1,90 e 2,00m, quando a recomendação do IMT para ciclovias bidirecionais é de 2,60m e o mínimo de 2,20m;

5.Parte dos passeios onde será incluída a ciclovia são demasiado estreitos, levando à inevitável ocupação das ciclovias pelos peões;

6. Propomos ainda o uso nas ciclovias de betuminoso colorido que não desbote.

Contributo à planta apresentada a discussão

Na impossibilidade de construir a ciclovia unidirecional ao longo da estrada (situação ideal), consideramos que a solução de compromisso com ciclovia bidirecional deve ser construída apenas de um lado do eixo. Ao analisar a planta, parece-nos ser possível fazê-lo do lado Nascente da Estrada da Beira. Anexamos abaixo alguns comentários e propostas de correcção de traçado que recolhemos com a comunidade de ciclistas urbanos ao longo das últimas semanas na plataforma Figma.

Tramo 1

A – Ciclovia contínua nas intersecções elevadas ao nível do passeio, alteração que consideramos de muito fácil implementação;


Tramo 2

A – Ciclovia contínua nas intersecções elevadas ao nível do passeio;

B – Intersecção com ciclovias existentes: não está desenhada a interligação com as duas ciclovias existentes: Vale das Flores e Casa Branca. A mudança de direcção da ciclovia também nos parece ser um potencial causador de conflitos.
A tracejado rosa, aquele que nos parece ser o melhor traçado para evitar cruzamentos indesejados. A ligação à ciclovia da Casa Branca será mais fácil desta forma. A ligação à ciclovia do Vale das Flores deverá ser feita em atravessamento perpendicular à Estrada da Beira, o mais curto possível e com menor potencial de acidentes.

Tramo 3

A – Ciclovia contínua nas intersecções elevadas ao nível do passeio;

C – Sabemos que a razão para a troca de sentido da ciclovia neste tramo prendeu-se com a largura demasiado curta do passeio do lado Nascente. Por isso mesmo, propomos que o estacionamento seja feito em espinha, à semelhança da solução adoptada em frente ao restaurante Via Lusitânia, por forma a permitir deslocar as duas faixas de automóvel mais para poente e assim libertar espaço para ciclovia e passeio.

Tramo 4

A – Ciclovia contínua nas intersecções elevadas ao nível do passeio;

B – Saudamos a proposta de remover duas das quatro faixas de automóvel. Haverá possibilidade de prever ciclovia numa destas duas faixas?

Tramo 5

Neste tramo a ciclovia volta naturalmente ao lado Nascente.

B – Idealmente a ciclovia seguiria até à Quinta da Maia. Não havendo para já essa possibilidade, poderia aproveitar-se a ligação já existente de nível, que com mera pintura no chão permite prolongar a ligação ciclável até à paragem de autocarro da Escola Eugénio de Castro, junto ao supermercado Aldi.

Terreno totalmente pavimentado e já com rampas construídas.

Experimentação

Mesmo os planos mais bem elaborados podem ser melhorados com a validação no «terreno». Recomendamos que parte(s) do plano sejam experimentadas a mais curto prazo, usando elementos temporários de mais baixo custo, urbanismo tático. Por exemplo, no troço do Alto de S. João, limitando já a circulação a uma sentido, seria possível colocar uma ciclovia segregada.

Conclusão

Pedimos assim a inclusão das propostas que assinalamos, com o objectivo de que esta ciclovia seja utilizada pelo maior número de pessoas possível. Reiteramos a disponibilidade do Coimbr’a Pedal para reunir com a Câmara Municipal de Coimbra sobre mobilidade ciclável.

O Coimbr’a Pedal é um movimento que pretende promover a mobilidade ciclável como alternativa aos transportes motorizados na cidade de Coimbra. É um dos projectos cool apadrinhados pela Coimbra Coolectiva.

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