Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Do cheiro a sardinha e manjerico ao sabor a pipoca, chegaram a Feira do Livro, a Feira Popular e as Festas da Cidade, entre muitas outras propostas espalhadas pela cidade.

Partilha

Fotografia: Município de Coimbra (capa)

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

O termómetro continua alto esta semana e não faltam motivos para desfrutar das tardes e noites quentes de início de Verão. Da Feira do Livro à Feira Popular, passando pelos concertos das Festas da Cidade no Jardim da Sereia, há cinema, exposições, teatro, música e conversas para assistir um pouco por todo o lado. Ficam com alguns destaques e encontram o resto na Agenda.

Feira do Livro de Coimbra

Até Domingo, 2 de Julho, das 11h às 22h30 na Praça do Comércio

Para além de expositores que representam editoras, livrarias, alfarrabistas e projectos editoriais, a edição deste ano desenvolve-se em torno de vários eixos temáticos: comemoração dos centenários de autores consagrados da literatura portuguesa e da Biblioteca Municipal de Coimbra, promoção da língua portuguesa numa perspectiva global, promoção de artistas emergentes e estreita ligação ao ecossistema cultural local, através de encontros com autores, espectáculos e outras actividades para todos os públicos. Também há ateliês dedicados ao livro e programação convergente das editoras presentes no evento. Encontram a programação completa aqui.

Do Trabalho Sedento na Lida Doce Esp’rança nos vem Afagar

Até 30 de Julho, das 14h às 20h no Centro Cultural Penedo da Saudade

Exposição de fotografia de Carlos Gomes que retrata o processo de acção do trabalho do colectivo Pescada n.º 5 e faz, também, uma retrospectiva deste grupo ao longo dos últimos 20 anos. O Pescada n.º 5 é constituído por um grupo de cidadãos que, desde 2002, se têm dedicado à arte, entendida como instrumento de intervenção social, em torno de projectos que valorizam tanto a obra individual como a interacção colectiva com o meio e a comunidade.

Rasura

A partir de 27 de Junho na Casa das Artes Bissaya Barreto 

Como é que concebemos a relação entre poesia e as dimensões de exclusão e apagamento? O filme de Raquel Lima reflecte sobre a questão, tentando materializar o impossível através da busca de outras formas de contar, sentir, dar significado ou descrever o mundo, para além das formas estruturais e dominantes de exclusão e apagamento. Nota: Sessão em inglês, inserida na CES Summer School, que este ano tem como tema Endangered Theories: Standing by Critical Race Theory in the Age of Ultra-Violence. No Sábado, 1 de Julho, há Mercado de Verão no mesmo espaço.

Foto: Casa da Esquina

Terapia da Agulha

A partir de 28 de Junho, às 15h na Casa da Esquina

Pretende ser um encontro mensal de troca de saberes, mas, também, um espaço terapêutico, onde através das artes manuais se trocam ideias, técnicas, se constroem experiências e projectos. Tanto serve para quem não sabe distinguir agulhas de tricot de uma agulha de crochet, mas sempre quis fazer um cachecol. Ou para quem é especialista em camisolas, mas nunca enfrentou um nó de Macramé e queria mesmo fazer aquele tapete. Aberto a todas as pessoas.

Oceano

Quarta-feira, 28 de Junho, às 17h no MNMC – Museu Nacional de Machado de Castro

Naira Perdu, pianista natural de Almeria (Espanha), premiada internacionalmente, apresenta um recital que reúne algumas das peças escritas em torno do tema Oceano Misterioso.

Conversas de Viajantes

Quarta-feira, 28 de Junho, às 18h no Centro Cultural Penedo da Saudade

Rui Curado Silva explica «Porquê a Namíbia?».

Ciclo Cidadania da Língua

Até 2 de Julho na Casa da Escrita e Praça do Comércio 

Realizada pela Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA), conta com a participação de importantes nomes da cultura e literatura dos países de língua portuguesa, que debatem temas relevantes da actualidade, desafios comuns e a construção de um espaço único de cooperação. É organizado em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra e o programa está aqui.

“O Algoritmo da Epilepsia” Foto: Vicente Paredes

O Algoritmo da Epilepsia

Estreia quarta-feira, 28 de Junho, com sessões na quinta e sexta às 19h, no Sábado às 21h30 e no Domingo às 16h no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

A criação desta peça de teatro foi feita com base na reflexão sobre o desenvolvimento de algoritmos de IA que visam prever crises epiléticas, melhorando, assim, a constante incerteza na vida dos doentes. Segundo a companhia, a criação deste espectáculo resulta de um desafio de Mauro Pinto, investigador do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, que trabalha no campo da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial a casos de doença epiléptica. Ao longo do processo de criação foram recolhidas diversas contribuições científicas e testemunhos de doentes e profissionais de saúde, incluindo através de um questionário online. O texto final resulta da discussão de ideias entre uma vasta equipa e foi fixado pelo encenador Mário Montenegro, Mauro Pinto e os intérpretes Catarina Moita, Inês Dias e Teosson Chau. Nesta história ficcional, uma jovem adulta vive a sua primeira crise epiléptica enquanto assiste a um programa televisivo e muita coisa muda a partir desse momento.

Sinestesia Party

Quarta-feira, 28 de Junho, às 23h no In Club – Coimbra

Evento que tem como objectivo reunir a comunidade LGBTQIA+. Contará com a animação das Drags Queen, «Penny» e «Ruby Star» e com o músico «Titus». A festa terá a temática «doce» e vai surpreender os presentes com diversos brindes. Além disso, o Dj Turra fará as honras da casa com misturas de Funk, Reggaeton e Pop.

PUB-HD Coimbra

Quinta-feira, 29 de Junho, às 22h no Liquidâmbar

Três estudantes de doutoramento falam num bar. Iniciativa informal de comunicação de ciência que promove os trabalhos de doutoramento de estudantes de Doutoramento da Universidade de Coimbra de diversas áreas científicas. É uma iniciativa mensal que decorre todas as últimas quintas-feiras de cada mês.

Susana China

Quinta-feira, 29 de Junho, às 21h30 no Convento São Francisco

A cantora e compositora apresenta o seu novo espetáculo Desassombrada…que se ensombra para não ficar sozinha, encerrando o ciclo programático Santos de casa fazem milagres. Com um novo álbum de originais em preparação, este espetáculo é uma antevisão das suas próximas criações em diálogo com os dois álbuns já lançados.

Declamar Poesia

Quinta-feira, 29 de Junho, às 22h no Café TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Catarina Matos, Lurdes Telmo, Olga Coval, Rui Amado e Vanda Ecm fazem leituras partilhadas, num ambiente intimista, criando assim um espaço informal de encontro com pessoas de gostos afins. No final é lançado um repto aos membros do público, o microfone aberto: uma possibilidade de vencer a timidez e dizer poesia própria ou alheia em palco.

Asteroid City

Sábado, 1 de Julho, às 21h30 e outras sessões na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida)

O novo filme de Wes Anderson (The Royal Tenenbaums (2001), The Life Aquatic with Steve Zissou (2004), The Darjeeling Limited (2007), and Fantastic Mr. Fox (2009), Moonrise Kingdom (2012)) decorre numa cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955. O itinerário de uma convenção de Observadores Cósmicos Jr./Cadetes Espaciais, organizada com o objetivo de juntar estudantes e pais de todo o país para uma competição escolar com oferta de bolsas escolares, é espetacularmente perturbado por eventos que mudarão o mundo. Podem consultar os horários aqui e ver a restante programação da Casa do Cinema de Coimbra.

Sprint botânico

Quinta-feira, 29 de Junho, às 13h15 no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (junto ao portão dos Arcos)

O Jardim Botânico propõe visitas curtas, de meia hora, aos seus espaços, colecções e exposições. Na próxima, os visitantes ficam a conhecer as colecções da Estufa Fria. São visitas gratuitas, mas com inscrição obrigatória. Inscrição aqui.

Festas da Cidade

De sexta-feira, 30 de Junho a 8 de Julho, às 21h30 no Jardim da Sereia (Coimbra)

São nove dias, nove concertos, mais de uma centena de músicos de Coimbra, cinco grandes nomes da música nacional e, ainda, um projecto internacional de tributo aos Beatles. Nena, marca o início das Festas (30 de Junho), Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo (3 de Julho) e Fingertips são os nomes nacionais, aos quais se juntam os conimbricenses Pensão Flor, «Tudo Isto é Coimbra» (que leva a palco 85 músicos locais, no dia 4), «Coimbra, Cidade das Canções e Emoções» e o espectáculo internacional «Help!», de tributo aos Beatles. Entrada gratuita. Consultar Programa em «Mais Informações».

Feira Popular de Coimbra

A partir de 30 de Junho, a partir das 20h na Praça da Canção

O certame está de regresso à Praça da Canção a acompanhar as Festas da Cidade. Para além dos carrocéis, haverá gala de kickboxing, concertos, dj sets, comida, barraquinhas de artesanato e animação para todos os gostos e idades. Horário: Seg. a Qui. e Dom., das 20h00 às 24h00. Sex., Sáb. e véspera de feriado, das 20h00 às 02h00.

I Feira do Emprego e Mostra Formativa

Sexta-feira, 30 de Junho, das 9h30 às 16h no Convento São Francisco

O evento, de entrada livre, está inserido nas comemorações dos 50 anos do IEFP em Coimbra, e pretende fomentar a aprendizagem ao longo da vida através da formação, estimular o empreendedorismo e o aprofundamento da cidadania, promover o investimento e impulsionar o emprego.

Baleia baleia baleia

Sexta-feira, 30 de Junho, às 22h na Oficina Municipal do Teatro

A Música na Tabacaria está de volta esta semana. A dupla formada por Manuel Molarinho (baixo e voz) e Ricardo Cabral (bateria e voz) apresenta pela primeira vez a Coimbra o seu segundo disco, Suicídio Comercial. Os concertos da banda portuense já têm fama pela sua enorme qualidade e energia inesgotável. É ao vivo que o duo se encontra no seu habitat natural e este segundo álbum procura aproximar-se desta energia.

Aquilo que Não se Vê

Sexta-feira, 30 de Junho, às 21h30 no Loucomotiva – Grupo de Teatro de Taveiro

Neste exercício/espectáculo, o objectivo é provocar uma reflexão conjunta acerca do papel da ficção na vida de cada um de nós e até que ponto é que esses estados arcádicos nos resgatam do pragmatismo esmagador da realidade. Será que nos evadimos porque procuramos algo mais? Será que a ficção existe porque a vida não é suficiente ou estaremos nós, ininterruptamente, a fugir de alguma coisa? A sessão de Dom é às 18h00.

Canta-me um conto em Coimbra

Sábado, 1 de Julho, às 16h30 no Centro Cultural Penedo da Saudade

Os jovens das turmas de teatro da Atrapalharte são os protagonistas deste musical, direccionado para famílias com crianças a partir dos três anos. O espetáculo conta com muita música e comédia à mistura e é inspirado nas lendas e histórias de Coimbra.

O Guarda Chaves passeia pela Baixa

Sábado, 1 de Julho, às 18h com partida do TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

O culto e irreverente Guarda Chaves estreia uma nova visita guiada. Nos dias 24 de Junho, 1, 15 e 22 de Julho (sempre às 18h00) passeia pela Baixa de Coimbra. Reservas via: 239 718 238 / 966 302 488.

Projecto Piccolino

Domingo, dia 2 de Julho, às 11h na gelataria DOPPO

É a sétima etapa do ciclo de exposições artísticas. Este mês será possível visitar a exposição com obras da artista Constança Duarte, patente até ao dia 4 de agosto, sempre no horário de expediente da loja, na Praça do Comércio da Baixa de Coimbra. No dia da inauguração será ainda possível assistir a uma leitura com a contadora de histórias Sofia Correia, da livraria Faz de Conto. Esta exposição faz parte do programa convergente da Feira do Livro de Coimbra. Desde dezembro que a gelataria DOPPO disponibiliza o seu espaço para apresentação de pequenas exposições de arte com a curadoria de Adolfo Caboclo e coordenação de Carlos Júlio. Neste dia, também será a altura para conhecer o sabor de gelado exclusivo para o período de exposição: Maçã Verde e Hortelã. 

Gostaram do que leram?
E repararam que não temos publicidade?

Para fazermos este trabalho e o disponibilizarmos de forma gratuita as leituras e partilhas são importantes e motivantes, mas o vosso apoio financeiro é essencial. Da mesma forma que compram um lanche ou um bilhete para um espectáculo, contribuam regularmente. Só assim conseguimos alcançar a nossa sustentabilidade financeira. Vejam aqui como fazer e ajudem-nos a continuar a fazer as perguntas necessárias, descobrir as histórias que interessam e dar-vos a informação útil que afine o olhar sobre Coimbra e envolva nos assuntos da comunidade.

Contamos convosco.

Mais Histórias

Sábado há novos edifícios icónicos de Coimbra para conhecer por dentro

De moradias privadas nunca abertas ao público aos cantos menos frequentados do património classificado – são 16 os espaços emblemáticos da cidade que podem conhecer este sábado, com visitas gratuitas, guiadas por voluntários, arquitectos e investigadores. Está de volta o Casa Adentro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A chuva até pode ser a desculpa perfeita para irem assistir à estreia do novo espectáculo da Escola da Noite, à Festa do Cinema Italiano, exposições, concertos e outras propostas na Agenda esta semana. Domingo é dia da Mãe e de Kidical Mass.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading