26/06/2022 - 1551º Edição

logo-static
  • Licenciamento dá luta mas há quem escolha Coimbra para dar o pontapé de saída do seu negócio

    Filipe Freire é de Cascais e foi aqui que optou por realizar um sonho com potencial para mudar um bairro inteiro: uma academia profissional de Taekwondo Songahm, com forte sentido educativo, pedagógico e comunitário.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • Paúl de Arzila: de Reserva Natural a um novo modelo de gestão ambiental?

    Coimbra está a criar uma Rede de Micro-Reservas Naturais para a Conservação da Natureza e Biodiversidade. A iniciativa pretende elaborar um plano integrado de gestão e preservação dos diferentes espaços naturais do concelho.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • Coisas para fazer em Coimbra

    O Verão chegou chuvoso mas com cheiro a manjerico e a agenda cheia, para não deixar arrefecer os ânimos. Há arraiais de São João, mercados, concertos, cinema, teatro e actividades para as crianças.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • Temos uma Torre de Controlo sobre quem nos governa

    Verde, amarelo ou vermelho? Damos conta do estado de cada uma das 112 acções propostas pelo actual executivo municipal.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow
  • Vocês também correm quando atravessam na passadeira?

    De olhos postos na outra margem do caminho para uma mobilidade mais sustentável, olhámos bem para todos os lados - quer da perspectiva administrativa, quer do ponto de vista pedestre – de um cruzamento repleto de alertas, dúvidas e até perigos respeitantes às vias pedonais.

    quote-icon
    Ler mais small-arrow

Prata da Casa | À conversa com Carlos Antunes

Arquitecto, professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, director do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra e da Anozero - Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, que está a decorrer e que é mais do que um conjunto de exposições ou momentos artísticos. Pensa-se a cidade e proporcionam-se oportunidades que podem inclusive moldar o seu futuro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

«Com estas ideias a cidade pode ser melhor, mais saudável e dinâmica, até melhor financeiramente»

Falámos com Carlos Pinheiro, urbanista e criador da página Coimbra Futuro Possível, onde ensaia ideias que acredita poderem melhorar a (con)vivência urbana da cidade e alimentar a discussão em torno da qualidade do seu espaço público.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Jornalismo feminista para não deixar temas «à borda»

Em pouco mais de um mês de funcionamento, a Aborda, primeira plataforma de jornalismo feminista portuguesa lançada em Coimbra e no Dia da Liberdade já conta com duas dezenas de colaboradores voluntários, além da redacção fixa que é constituída apenas por mulheres.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Nesta Oficina, reparam-se afectos e afina-se a comunidade

O espaço da Oficina, situado na Baixinha de Coimbra, pretende ser uma plataforma para pessoas e projectos. Mais do que um espaço comercial, é uma associação que quer inspirar um modo de vida social e comunitário, assim como o uso quotidiano da bicicleta.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Assédio: instituições de ensino superior de Coimbra quase sem denúncias mas vítimas contam outra história

Consultadas três entidades, apenas uma declarou ter sinalizados casos de assédio sexual e moral nos últimos quatro anos, mas estudos revelam outra realidade e vítimas garantem que os casos não são isolados. Falámos com a investigadora Mónica Lopes que diz que há lacunas no código de conduta e que a complexidade dos mecanismos de denúncia pode afastar as vítimas.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para fazer em Coimbra

Para quem decidir aproveitar o feriado e o fim-de-semana na cidade, convidamos a desfrutarem da onda cultural que está a chegar. Há cinema, concertos, conversas, exposições e inúmeras celebrações do 9.º aniversário da inscrição da Universidade de Coimbra – Alta e Sofia na Lista do Património Mundial da UNESCO.

quote-icon
Ler mais small-arrow

E se estudássemos mais a paz e não a guerra?

A proposta é de José Manuel Pureza, antigo deputado e professor de Relações Internacionais, que também defende a relevância de um jornalismo comprometido na desconstrução de raciocínios, estereótipos e representações da realidade que alimentam o conflito e o ódio.

quote-icon
Ler mais small-arrow

A Adelino Veiga foi Rua Zero dos encontros e das soluções para Coimbra

Centenas de miúdos e graúdos participaram no evento paralelo ao Festival do Novo Bauhaus Europeu e provaram que há vontade de mudança na Baixa de Coimbra, com espírito colaborativo, inclusivo e sustentável.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coimbra B será «uma Estação do Oriente
em escala proporcional à cidade de Coimbra»

A declaração é de Ana Bastos, vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal, num debate público marcado pelo cuidado nas declarações - inclusive sobre um bypass que vai ligar Coimbra à Alta Velocidade ferroviária. Ficou a certeza de que há poucas certezas: «está tudo em cima da mesa».

quote-icon
Ler mais small-arrow