Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

Começa o Caminhos de Cinema Português e há mercado de trocas, teatro, dança e música para descobrir pela cidade.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

A 28.ª edição do Caminhos do Cinema Português começa este Sábado, com cerca de 160 filmes para conhecer, portugueses e não só. Se gostam de castanha a acompanhar a chuva e o tempo mais fresco, há um itinerário que vão querer fazer e espectáculos em quase todas as salas para vos aconchegar. Ficam com alguns destaques, mas encontram o resto na Agenda.

Francisco Camacho no TCSB

Quinta-feira, 3 a 13 de Novembro no TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo

O bailarino e coreógrafo português está em destaque na programação do Teatro da Cerca de São Bernardo nas duas próximas semanas. Em conjunto com a estrutura da qual é fundador – a EIRA –, apresenta em Coimbra três espectáculos (um dos quais em estreia), três filmes, uma exposição e um workshop. O programa inclui ainda dois momentos de debate e uma oficina de construção de instrumentos musicais, dirigido pelo músico turco Berke Can Ozcan no âmbito dos Sábados para a Infância. Na foto, o espectáculo Assemblage. Encontram toda a informação aqui.

Lídia Jorge na FLUC

Sexta-feira, 4 de Novembro, às 11h no Anfiteatro III, piso 4, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

O Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em parceria com os CTT, organiza o lançamento do novo livro da escritora . No final da apresentação será realizada uma sessão de autógrafos. O novo romance de Lídia Jorge, Misericórdia «é um livro sobre o esplendor da vida» e a «crença em valores», disse a escritora à agência Lusa. Foi escrito a pedido da mãe da autora, que morreu a 19 de Abril de 2020, numa instituição de solidariedade social no Algarve,
tendo sido uma das primeiras vítimas da covid-19 no sul do país.

Castanha e C@mpanhia

Sexta-feira, 4 de Novembro, das 15h às 21h na Alta e Baixa de Coimbra

Itinerário pelo comércio local para degustar ementas especiais em que a castanha é a protagonista, descontos e surpresas. No dia 11, a partir das 16h, há Magusto na Rua Direita.

O significado de tudo

Sexta-feira, 4 de Novembro, às 21h30 no TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após A Glândula Secreta (2017) e O Limbo Empático (2018). O primeiro espectáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo. Uma produção Marionet.

Do urbanismo ao abstracionismo

Sexta-feira, 4 de Novembro, das 9h às 18h na Casa da Mutualidade de Coimbra – Galeria de arte e Centro de Mutualismo

Exposição conjunta de Dina de Souza e Kim Molinero que é «testemunho virtual por entre edifícios, ornamentos, que constitui um espectáculo contínuo de sinais, formas e cores, através dos quais os artistas  expressam os seus pensamentos e criatividade».

Mercado de Trocas de Crianças e Jovens

Sábado, 5 de Novembro, das 10h às 13h no Centro Social de São José

Depois de a chuva ter impedido o último encontro, chegou mais um mercado. Para quem já estava a pensar nas limpezas de outono e com muita saudade deste convívio, este sábado há brincadeira boa sem brinquedo novo, levando uma manta e os brinquedos, livros e jogos com que já não brincam.

Caminhos do Cinema Português

Sábado, 5 de Novembro, na Casa do Cinema de Coimbra (Galerias Avenida), no TAGV e no Auditório Salgado Zenha.

A 28ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português apresenta as habituais Secções Competitivas: Selecção Caminhos, Selecção Outros Olhares, Selecção Ensaios; Mostras Paralelas: Filmes do Mundo, Filmes da Lusofonia, Turno da Noite, Retrospectivas e Caminhos Juniores, Juvenis e Seniores. A programação completa está aqui.

Pedro Neves Trio

Sábado, 5 de Novembro, às 22h no Salão Brazil 

O pianista e compositor apresenta Hindrances, quarto álbum editado com Carimbo Porta-Jazz. Depois de Ausente (2013), 05:21 (2016) e Murmuration (2019), este trabalho explora novas estruturas composicionais e ambientes sonoros aproveitando a riqueza tímbrica e profundidade rítmica do baterista José Marrucho aliadas à grande cumplicidade musical estabelecida com o contrabaixista Miguel Ângelo ao longo de décadas de amizade e construção conjunta.

Há estórias no parque

Sábados e Domingos de Novembro, às 11h no Portugal dos Pequenitos 

O Serviço Educativo do Portugal dos Pequenitos disponibiliza uma sessão de contos, Laços de Palha, sobre a amizade e o amor que tem como protagonista o espantalho Gustavo, inspirada em O espantalho enamorado, de Guido Visconti e Giovanna Osellame. A Oficina de Construção também prossegue, diariamente, em Novembro. As actividades estão incluída no preço de entrada no Parque.

Cantando a Saramago

Sábado, 5 de Novembro, às 21h30 no Liquidâmbar

No âmbito das comemorações do centenário de José Saramago, Andrés Stagnaro – cantor e compositor uruguaio – regressa a Portugal para apresentar, em concerto intimista, o seu álbum com poemas musicados do escritor português. Para este espectáculo, convida o poeta e actor de Leiria, David Teles Ferreira que lerá em português os textos cantados em espanhol.

Não

Domingo, 6 de Novembro, às 16h no Convento São Francisco

Este espectáculo de Giacomo Scalisi nasceu a partir de um diálogo com o escritor Afonso Cruz sobre os seus livros «Paz Traz Paz» e «O Livro do Ano» e de alguns textos inéditos que surgiram após trocas de ideias. Desde o início desta criação, havia a clara vontade de falar a todo o público, e em particular às crianças e aos jovens, sobre a importância de se poder pensar em liberdade e de se poder ser humano como um dos melhores antídotos para combater o ódio. M/8.

O pequeno inventor

Domingo, 6 de Novembro, às 10h15 no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra

Nas sessões Explorastórias de Novembro, vai-se explorar a ciência que se esconde nas páginas do livro O Pequeno Inventor, de Hyun Duk & Cho Mi-Ae. Com a participação da Livraria Faz de Conto (na leitura da história). A sessão repete às 11h45.

Mais Histórias

Sábado há novos edifícios icónicos de Coimbra para conhecer por dentro

De moradias privadas nunca abertas ao público aos cantos menos frequentados do património classificado – são 16 os espaços emblemáticos da cidade que podem conhecer este sábado, com visitas gratuitas, guiadas por voluntários, arquitectos e investigadores. Está de volta o Casa Adentro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A chuva até pode ser a desculpa perfeita para irem assistir à estreia do novo espectáculo da Escola da Noite, à Festa do Cinema Italiano, exposições, concertos e outras propostas na Agenda esta semana. Domingo é dia da Mãe e de Kidical Mass.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading