Contribuir small-arrow
Voltar à home
Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

Coisas para Fazer em Coimbra

É fim-de-semana de Geração Coolectiva, na Coimbra Editora, e não faltam propostas do teatro à música passando pela literatura, exposições e oficinas.

Partilha

Explorem

Tudo o que acontece em Coimbra

Adicionem um evento

Agenda colaborativa

whatsapp-icon

Para o fim-de-semana a previsão é de sol – pelo menos nos nossos corações com casa cheia na Coimbra Editora para a Geração Coolectiva. Quem tiver vontade de sair com os miúdos também tem por onde escolher, tal como aqueles que gostarem de música e de exposições, porque há várias patentes em diferentes locais e com diferentes temáticas na cidade. Fazemos alguns destaques e encontram o resto na Agenda.

Frágil

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 21h30 (sessão especial com o realizador Pedro Henrique), repete a 13, 16, 18 de Janeiro em diferentes horários na Casa do Cinema de Coimbra

Estreia a 12 janeiro a primeira longa-metragem de Pedro Henrique, um filme com veia musical que segue um grupo de amigos nas suas peripécias noturnas. A noite e o clubbing são por eles vividos enquanto últimos espaços de resistência a um mundo de obrigações e instituições. A comédia passou pelo IndieLisboa e pelo Torino Film Festival, onde realizador e equipa protestaram contra as escassas e desiguais condições para a produção e distribuição cinematográfica em Portugal.

Hífen

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 18 horas na Casa da Esquina

O livro de Patrícia Portela é sobre ligações entre as pessoas, que aborda temas como a maternidade, a imigração e a Europa enquanto espaço múltiplo. A obra propõe um exercício imaginário passado num país que não é bem um país, chamado Flandia, onde habitam os… flans. A apresentação em Coimbra tem a característica especial de acontecer à volta de uma mesa na qual os participantes terão possibilidade de experimentar algumas receitas da ementa proposta no para jantares flutuantes: «pudim flan de louros com molho de vinho tinto e amoras», «dukah», «caldo de cogumelos» e «água de anis para duas saladas. Uma vermelha. Uma amarela.», de entre outras. Além da autora estará presente Elsa Ligeiro, Zeferino Coelho, e o início da conversa acontece com Isabel Campante. A entrada é livre, mas sujeita a confirmação, devido à lotação da sala e da quantidade de ingredientes

Declamar Poesia

Quinta-feira, 12 de Janeiro, às 22h no Café TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente

Vanda Ecm, Olga Coval, Catarina Matos, Lurdes Telmo e Rui Amado têm em comum o gosto pela poesia e promovem leituras partilhadas. Depois da leitura dos poemas seleccionados, há sempre um momento de microfone aberto. Este mês, a sessão tem como tema: «Deuses, Demónios, Anjos e outras Figuras», com poemas de autores tão diversos como Miguel Torga, João Luís Barreto Guimarães, Eugénio de Andrade, José de Almada Negreiros, Fernando Pessoa e Vasco Gato.

Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra

Até 20 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Coimbra e outros locais

No dia 24 de Dezembro de 2022 passam 100 anos sobre o dia da inauguração da Biblioteca Municipal de Coimbra, efeméride que a Câmara Municipal de Coimbra celebra levando a cabo um  diversificado conjunto de iniciativas culturais, a iniciar no dia 1 de Dezembro, com a abertura da exposição «Toma e Lê», e que se prolongam até final do ano de 2023. Programa aqui.

João Carreiro, Pequenos Desastres

Sexta-feira, 13 de Janeiro, 22h no Salão Brazil

O guitarrista recentemente editado pela Robalo Music faz-se acompanhar de Albert Cirera (saxofones), Gonçalo Marques (trompete), Demian Cabaud (contrabaixo) e João L. Pereira (bateria). As composições são pequenas ideias que servem de ponto de partida para a improvisação conjunta, refletindo o percurso do músico, entre o jazz e a música improvisada.

Janeiro na Biblioteca Infantil

Vários dias e horários na Biblioteca Infantil/Ludoteca de Coimbra

As sessões da hora do conto nos dias 6,11,18, 27, às 18h00, que integram a oferta regular da programação dirigida aos mais pequenos na Biblioteca Infantil, são para crianças dos 3 aos 5 anos. Nos dias 7 e 21, às 15h00, crianças dos 6 aos 10 anos podem ouvir histórias contadas pela escritora Luísa Rosmaninho. Programa aqui.

Manhãs da Criança

7 a 28 de Janeiro, das 11h às 12h45, no Mercado Municipal D. Pedro V

Na Praça do Mercado, todos os Sábados de manhã são dedicados aos mais novos. Actividades abertas ao público em geral, gratuitas, contando com animação infantil, pinturas faciais e corporais, insufláveis e muito mais.

Puta da Silva + Farofa/PHEPHZ

Sábado, 14 de Janeiro, 22h no Salão Brazil

Mais do que apenas uma nomenclatura, Puta da Silva reflete o estado de espírito de uma multiartista afrotravesti, imigrante e trabalhadora. A artista tem já um vasto trabalho desenvolvido no Brasil e além-fronteiras, nas áreas da música, performance e curadoria/direção de espetáculos. A transpiração mantém-se com uma proposta de clubbing que manterá a noite viva com Farofa e Phephz, sublinhando o papel essencial que a Kebraku encabeça ao ser uma montra e um estímulo agregador na promoção
do trabalho de uma série de artistas não europeus.

José Fonte & Márcio Costa [2 Pernas De Uma Mesma Cadeira]

Sábado, 14 de Janeiro, inauguração às 15h na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Chiado

Exposição colectiva. «Duas pernas da mesma cadeira versus Equilibrium… O questionar/desfrutar promove e cria introspeção, enriquecendo a semente, a recolha e a busca incessante… onde paira a inquietação de equilibrar uma cadeira com apenas duas pernas!».

Flores de Livro

Sábado, 14 de Janeiro, pelas 11h, na Livraria do Teatro da Cerca de São Bernardo

A animadora sócio-educativa Cláudia Sousa abre a sua mala das histórias, recheada de livros para os mais novos. À volta, numa roda de almofadas, miúdos e graúdos são convidados a ouvir as histórias escolhidas e manusear os livros, percorrer com os olhos e com as mãos as letras e os desenhos que lhes dão vida. Esta actividade está integrada no programa trimestral dos Sábados para a Infância.

Paisagens: Interiores – ensaios foto-poéticos

Até 12 de Fevereiro, entre as 14h e as 20h, no Centro Cultural Penedo da Saudade

Exposição de Elsa Margarida Rodrigues [fotografias] e João Maria André [poemas], com intervenção de Isabel Calado, Inesa Markava (Bailarina) e actores/actrizes da Cooperativa Bonifrates. Inaugura às 18h00.

Mais Histórias

Sábado há novos edifícios icónicos de Coimbra para conhecer por dentro

De moradias privadas nunca abertas ao público aos cantos menos frequentados do património classificado – são 16 os espaços emblemáticos da cidade que podem conhecer este sábado, com visitas gratuitas, guiadas por voluntários, arquitectos e investigadores. Está de volta o Casa Adentro.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Coisas para Fazer em Coimbra

A chuva até pode ser a desculpa perfeita para irem assistir à estreia do novo espectáculo da Escola da Noite, à Festa do Cinema Italiano, exposições, concertos e outras propostas na Agenda esta semana. Domingo é dia da Mãe e de Kidical Mass.

quote-icon
Ler mais small-arrow

Qual é a vossa arte urbana?

Digam-nos de qual gostam, dir-vos-emos quem são. Fizemos um roteiro das manifestações de arte urbana nas paredes desta cidade que há 900 anos expõem intervenção e liberdade.

quote-icon
Ler mais small-arrow
Contribuir small-arrow

Discover more from Coimbra Coolectiva

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading